Coordenadoras: Anabela Gradim, Helena Pires e Mirian Tavares
23/11, 12h00 – 13h30
Sessão 1, Auditório de Engenharia II
Arte, cultura popular e tecnologias
Moderadora: Anabela Gradim (Universidade da Beira Interior, Portugal)
Infografia interativa: uma aplicação para os dados do Salão de Artesanato da Paraíba
Alia Nasim Chaudhry, André Pereira & Ed Porto (Universidade Federal da Paraíba, Brasil)
Criações cênicas como conexões comunicativas em contextos ambientais e de práticas econômicas e culturais do estado e Sergipe
Bianca Bazzo Rodrigues & Janailza Elizabete da Silva (Universidade Federal de Sergipe, Brasil)
Nandaia, nandaia vamos todos nandaiá? Um estudo sobre o Cururu e o Siriri de Mato Grosso
Marta Martines (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)
A dança passinho, na confluência da comunicação, arte e cidade
Hugo S. de Oliveira (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
23/11, 17h30 – 19h00
Sessão 2, Auditório de Engenharia II
Expressões artísticas e culturais
Moderadora: Helena Pires (Universidade do Minho, Portugal)
A rainha da solidão: criação artística e interpelação pedagógica
Cássia Pires (Universidade de Lisboa, Portugal)
“Eu não quero ter um mundo de uma cor só”: trajetória, autoria e estilo nos filmes do cineasta Flora Gomes
Jusciele Conceição Almeida de Oliveira (Universidade do Algarve, Portugal)
Juventude, ativismo político, arte e boémia: a música popular nos últimos anos da ditadura militar brasileira (1980 – 1985) em Fortaleza
Fábio Freitas Marques (Universidade do Minho, Portugal)
O Fado, o currículo e as relações de poder entre a cultura musical dominante e a “cultura popular”
Alexandre Ferreira (Universidade do Minho, Portugal)
Para um “dicionário” da língua literária de Luandino Vieira
Manuel Muanza (Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, Angola)