ST2 Comunicação, moda e estilos de vida

Coordenadoras: Catarina Moura, Renata Pitombo e Zara Pinto Coelho

 

23/11, 12h00 – 13h30

Sessão 1, Auditório EPsi

Moda, memória e sustentabilidade

Moderadora: Renata Pitombo (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil)

Tradição e inventividade na moda: a ressignificação da renda de bilros na criação dialógica de Márcia Ganem
Renata Costa Leahy (Universidade Federal da Bahia / Université Paris Nanterre, Brasil)

Por um estilo sustentável: Osklen e Elementum
Renata Pitombo (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil)

Moda e memória: o vestuário como documento cultural
Georgia Maria de Castro Santos (Universidade de Brasília, Brasil)

Moda do século XXI: visualidades e corpus cultural contemporâneo
Lorena Pompei Abdala (Universidade Federal de Goiás, Brasil)

Manto da apresentação de Arthur Bispo do Rosário: astúcia contemporânea e modos de produção da presença
Etevaldo Santos Cruz (Universidade Federal da Bahia, Brasil)

 

23/11, 17h30 – 19h00

Sessão 2, Auditório EPsi

Moda, arte e identidades

Moderadora: Zara Pinto Coelho (Universidade do Minho, Portugal)

AFRO-ntando: A luta de resistência feminina dos Cabelos Negros e a apropriação discursiva do Capital
Alice Santos da Silva (Universidade Federal Fluminense, Brasil)

Possíveis relações entre corpo, pele, gestos e adornos corporais
Beatriz Ferreira Pires (Universidade de São Paulo, Brasil)

Muitos dizem, mas não são. Muitos são, mas não dizem. Então, “quem é o rep”? Uma análise da construção e reconhecimento da identidade nas Rodas Culturais a partir do consumo
Rôssi Alves & Guilherme Santos (Universidade Federal Fluminense, Brasil)

Sobreviver à hipermodernidade através de Hundertwasser
Paulo Alexandre e Castro (Universidade do Algarve, Portugal)

Moda, bactérias e sustentabilidade
Breno Tenório Ramalho de Abreu & Christus Nóbrega (Universidade de Brasília)

 

24/11, 9h00 – 10h30

Sessão 3, Auditório EPsi

Moda, média e representações

Moderadora:  Catarina Moura (Universidade da Beira Interior, Portugal)

Futebol ostentação: a representação identitária a partir do consumo das marcas Adidas e Nike
Mellyna Andréa Reis dos Santos (Universidade Federal Fluminense, Brasil)

Identidade social nos “modos de vestir gay” – representação social em uma cultura da aparência
Adair Marques Filho (Universidade Federal de Goiás, Brasil)

Como a moda se faz ver? Fotografia, moda e museu
Paula Rafaela da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil)

Comments are closed