Coordenadoras: Catarina Moura, Renata Pitombo e Zara Pinto Coelho
23/11, 12h00 – 13h30
Sessão 1, Auditório EPsi
Moda, memória e sustentabilidade
Moderadora: Renata Pitombo (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil)
Tradição e inventividade na moda: a ressignificação da renda de bilros na criação dialógica de Márcia Ganem
Renata Costa Leahy (Universidade Federal da Bahia / Université Paris Nanterre, Brasil)
Por um estilo sustentável: Osklen e Elementum
Renata Pitombo (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil)
Moda e memória: o vestuário como documento cultural
Georgia Maria de Castro Santos (Universidade de Brasília, Brasil)
Moda do século XXI: visualidades e corpus cultural contemporâneo
Lorena Pompei Abdala (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Manto da apresentação de Arthur Bispo do Rosário: astúcia contemporânea e modos de produção da presença
Etevaldo Santos Cruz (Universidade Federal da Bahia, Brasil)
23/11, 17h30 – 19h00
Sessão 2, Auditório EPsi
Moda, arte e identidades
Moderadora: Zara Pinto Coelho (Universidade do Minho, Portugal)
AFRO-ntando: A luta de resistência feminina dos Cabelos Negros e a apropriação discursiva do Capital
Alice Santos da Silva (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
Possíveis relações entre corpo, pele, gestos e adornos corporais
Beatriz Ferreira Pires (Universidade de São Paulo, Brasil)
Muitos dizem, mas não são. Muitos são, mas não dizem. Então, “quem é o rep”? Uma análise da construção e reconhecimento da identidade nas Rodas Culturais a partir do consumo
Rôssi Alves & Guilherme Santos (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
Sobreviver à hipermodernidade através de Hundertwasser
Paulo Alexandre e Castro (Universidade do Algarve, Portugal)
Moda, bactérias e sustentabilidade
Breno Tenório Ramalho de Abreu & Christus Nóbrega (Universidade de Brasília)
24/11, 9h00 – 10h30
Sessão 3, Auditório EPsi
Moda, média e representações
Moderadora: Catarina Moura (Universidade da Beira Interior, Portugal)
Futebol ostentação: a representação identitária a partir do consumo das marcas Adidas e Nike
Mellyna Andréa Reis dos Santos (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
Identidade social nos “modos de vestir gay” – representação social em uma cultura da aparência
Adair Marques Filho (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
Como a moda se faz ver? Fotografia, moda e museu
Paula Rafaela da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil)