Coordenadores: Ana Gabriela Macedo, Fernando Cascais e Silvana Mota Ribeiro
24/11, 14h30-16h00
Sessão 1, Auditório do IE
Vulnerabilidades, género e sexualidades
Moderador: Fernando Cascais (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Mulheres artistas nas obras de Plinio “O Velho”, Boccaccio e Giogio Vasari
Elaine Santos (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil)
Bordando seus espaços: a representação feminina nos periódicos Jornal das Moças e Modas e Bordados durante os Estados Novos (1937-1945)
Vitória Almeida Machado (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil)
O “Pão nosso de cada dia”: o desejo homoerótico no conto “passional ao extremo”, de Antonio de Pádua
Flávio Pereira Camargo (Universidade Federal de Goiás, Brasil)
O toque no sigilo: práticas homoeróticas na massagem terapêutica de homem para homem no Rio de Janeiro
Henrique de Oliveira Santos Vieira de Jesus & Diego Santos Vieira de Jesus (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
25/11, 9h00 – 10h30
Sessão 2, Auditório IE
Educação, identidades e género
Moderadora: Ana Gabriela Macedo (Universidade do Minho, Portugal)
Crescendo com a narrativa: literatura infantil, cognição e cultura
Gisela Canelhas (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)
Práticas pedagógicas sobre construções de feminilidades e masculinidades em espaços de leitura crítica
Gisele Cristina Cohen Fonseca (CEFET, Brasil)
De Foucault a Butler: identidade(s), performatividade e normatividade de género
Sara Vidal Maia (Universidade do Minho, Portugal)
Tamar: uma (des)construção estética
Filipe Reblin (Universidade Federal do Paraná/Bolseiro CAPES PDSE – Universidade Nova de Lisboa)
25/11, 14h30 – 16h00
Sessão 3, Auditório IE
Média, género e representações
Moderadora: Silvana Mota Ribeiro (Universidade do Minho, Portugal)
Representação e identidade masculina na publicidade de cosméticos contemporânea: uma análise cultural de anúncios veiculados na revista Men’s Health
Marta Cristina Buschinelli Pongidor & Ana Luiza Coiro Moraes (Faculdade Casper Libero, Brasil)
O potencial de sentidos da aparência no contexto pós-moderno e os discursos de gênero: em foco a publicidade “todo mundo pode ficar bonito” da marca Shiseido
Daniela Andrade Jara (Universidade do Minho, Portugal)
Mídia, géneros e sexualidades: um mapeamento dos estudos realizados em Portugal (2006-2016)
Rui Caeiro (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil)
Ser rapariga, africana e estudante de engenharia em Portugal: uma análise interseccional
Luciana Lima & Conceição Nogueira (Universidade do Porto, Portugal)
A montagem política perversa na revista Nin: desafios às sexualidades e aos gêneros
Muriel Amaral (Universidade Estadual Paulista, Brasil)